Seminário discute a gestão de saúde e segurança nos ambientes de trabalho

O evento será realizado nesta sexta-feira (27) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Bahia, em Salvador, como parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2018 – Canpat.

Acontece nessa sexta-feira (27) o seminário Aprimorando a Gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) e Prevenindo o Adoecimento Ocupacional. O evento faz parte da programação da Semana em Memória das Vítimas de Adoecimento e Acidentes de Trabalho e da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2018 – Canpat e ocorrerá no auditório da Fieb, em Salvador, das 08h30 às 12h30.

O evento é realizado pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - Fieb e do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia – Forumat. No seminário, que contará com a participação de trabalhadores, empregadores e órgãos e entidades que atuam na prevenção de acidentes, serão apresentadas e discutidas alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento da cultura da prevenção nos ambientes laborais.

Gerta Schultz, superintendente regional do trabalho na Bahia, explica que a iniciativa de promover o encontro nasceu da necessidade de reunir, em um único espaço, os principais atores da relação laboral para refletir sobre as mudanças necessárias para resguardar a saúde e a vida do trabalhador. "Vamos discutir, sob diversas óticas, ações e estratégias capazes de garantir um ambiente saudável para os trabalhadores", afirma.

Dados oficiais da Previdência Social apontam, nos últimos cinco anos, uma média de 23 mil acidentes ou doenças do trabalho/ano na Bahia. Desses, 116 resultaram em morte e 1.100 em sequelas permanentes, a cada ano. Segundo José Honorino de Macedo Neto, auditor-fiscal que coordena a inspeção do trabalho na Bahia, esses números evidenciam que as empresas precisam adotar uma cultura que valorize cada vez mais a prevenção e não a improvisação nos ambientes de trabalho.

Durante o evento, os participantes assistirão a um ciclo de palestras apresentadas por técnicos e especialistas em saúde e segurança do trabalho coordenado pelo auditor-fiscal Paulo Conceição, que atua na SRT-BA. Na primeira palestra, o assistente técnico do Departamento de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho, Jeferson Seidler, abordará as consequências dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A programação inclui ainda palestra da gerente de Negócios do Sesi, Maria Fernanda Torres Lins Faical, que apresentará a Gestão de SST como estratégia para as empresas. O auditor-fiscal do Trabalho Fernando Vasconcelos fará a palestra “Privilegiando o Instrumental Clínico-Epidemiológico na Abordagem da Relação entre a Saúde e o Trabalho”. Ao fim das apresentações será aberto debate para que os participantes esclareçam as dúvidas e deixem sugestões para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Canpat 2018 – A Canpat foi lançada pelo Ministério do Trabalho no dia 2 de abril e se estenderá até novembro em todo o Brasil. O objetivo é chamar atenção para a prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimam trabalhadores diariamente. Em 2017, de acordo com números preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. A média foi de 539 afastamentos por dia.

Serviço
Seminário Aprimorando a Gestão em SST e Prevenindo o Adoecimento Ocupacional
Quando: 27 de abril de 2018, das 08h30 às 12h30
Local: auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - Fieb
Endereço: rua Edistio Pondé, N 342 - Stiep, Salvador

Programação:
08h30 - Mesa de abertura do evento
09h00/11h30 – Palestras
11h30/ 12h30 - Debates
12h30 – Encerramento

Saiba mais da programação da Semana em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho

Imprimir