MPT na Bahia recebe oficina para debater plano estratégico do órgão

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está promovendo, nos dias 3 e 4 de maio, a oficina regional que debate o aprimoramento da atuação finalística do órgão em todo o país.

O vice-procurador-geral do MPT e presidente do Comitê de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), Luiz Eduardo Guimarães Bojart, está à frente do encontro com procuradores. Em seguida ele discutirá o assunto com servidores do MPT baiano (dias 7 e 8) e por fim se reunirá com representantes da sociedade civil organizada no estado para ouvir as sugestões que irão influenciar a nova forma de atuação do MPT nos próximos anos.

“Vamos mudar toda a nossa forma de atuação para tentar construir um novo modelo de atuação finalíssima, mais moderno e mais adequado ao que estamos vivendo hoje”, afirmou o gestor no início do encontro dessa quarta-feira (03/05). Borjat afirma que o atual planejamento estratégico do MPT está vencido e deve ser refeito. Por isso, a Procuradoria Geral do Trabalho optou pela construção do novo planejamento através de oficinas que estão sendo realizadas em todas as regionais do país, com ampla participação, não só dos membros do MPT mas também de servidores e da própria sociedade.

As oficinas estão sendo realizadas em todas as unidades do MPT. A primeira aconteceu no Distrito Federal e Tocantins (dias 17 e 18 de abril). No segundo dia, 15 entidades da sociedade, a maioria sindicatos, e órgãos parceiros do MPT, como o Ministério do Trabalho, participaram do encontro realizado em Brasília. Todos relataram a Bojart problemas estruturais por que passam suas categorias após a reforma trabalhista e apontaram sua visão de qual atuação do MPT pode ser mais efetiva e ter maior alcance social. O MPT no Rio de Janeiro também já recebeu a oficina, nos dias 19 e 20, com participação expressiva de procuradores e entidades da sociedade debatendo as sugestões para a nova perspectiva de futuro do MPT.

 

Imprimir