Projeto Jovem Social apoia inclusão social através do trabalho em Ilhéus

Quarenta adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município de Ilhéus concluem nessa semana um dos mais significativos momentos de suas vidas.

Na quinta-feira (10/05), às 16h, eles recebem certificados de conclusão do curso da primeira turma do Projeto Jovem Social. Trata-se de iniciativa conjunta de diversos órgãos para oferecer capacitação profissional e apoio financeiro, psicológico e social para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias.

Durante cinco meses, eles participaram de aulas diárias, com quatro horas de duração, de fotografia, informática, ética, artesanato, corte de cabelo e escova, produção de cosméticos. Durante todo o período do curso, os alunos receberam bolsa de R$400, condicionada à frequência às aulas. O dinheiro usado para o pagamento foi obtido em ações movidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Além disso, os alunos tiveram acompanhamento semanal por psicólogo, além de transporte e lanche.

“Sem o oferecimento de bolsa, a manutenção própria e o apoio familiar pareciam sonhos impossíveis e sem cursos visando autonomia dos jovens, com mera formação para inserção no mercado de trabalho como empregados da iniciativa privada, o abandono ao desemprego parecia evidente”, afirmou o procurador do MPT Ilan Fonseca, um dos autores da iniciativa, que conta ainda com a parceria do Ministério Público do Estado da Bahia, da Prefeitura de Ilhéus, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), além de entidades como a Associação Padre Paulo Tonucci e o Abrigo Feminino.

Imprimir