Cooperação técnica permitirá capacitar jovens para o trabalho em Conquista

Será assinado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, junto a outros órgãos, termo de cooperação técnica para realização de ações de combate ao trabalho infantil e qualificação profissional de jovens e adolescentes em Vitória da Conquista, sudoeste baiano.

A assinatura do documento acontece no próximo dia 20 de maio, conforme ficou definido em reunião realizada esta semana na sede da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), envolvendo diversos órgãos parceiros. As ações conjuntas permitirão a implantação do projeto Cidadão Aprendiz no sudoeste do estado.

“Estamos unido esforços para oferecer à juventude do sudoeste baiano oportunidade de inserção no mercado de trabalho dentro da lei, o que ajuda a combater a chaga do trabalho infantil”, explicou Luís Carneiro. O documento que será assinado prevê o “desenvolvimento de estratégias e de ações de promoção de políticas de atendimento às necessidades da adolescência e da juventude”. A cooperação técnica ainda pretende oferecer as primeiras experiências profissionais para jovens e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, inclusive para jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio ambiente aberto e em semiliberdade.

Estiveram presentes no encontro o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, e a procuradora do trabalho Verena Borges; as juízas do trabalho, Dorotéia Mota e Gerúzia Amorim; a presidente da Amatra5, Angélica Ferreira; o chefe da inspeção do trabalho na Bahia, José Honorino de Macedo; a coordenadora e a subcoordenadora de fiscalização da aprendizagem na Bahia, Taís Arruti e Marli Costa; e o chefe do Departamento de Relações Empresarias do IFBA, Marco Antônio Tavares Goes e Renata Martorelli.

O MPT na Bahia vai se comprometer a identificar empresas que não estejam cumprindo a cota de aprendizes e as que tenham dificuldades em contratar esses aprendizes. Será proposto a essas empresas a assinatura de termos de ajuste de conduta que permitam formações práticas nas dependências da prefeitura da cidade. Entre outras funções, o MPT na Bahia assume o compromisso de indicar um membro para gerenciar o programa de aprendizagem, desenvolver relatórios e fazer o acompanhamento do processo.

A cooperação técnica será firmada também pela prefeitura de Vitória da Conquista, pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba) e pelas Secretária de Educação (Smed), de Saúde (SMS) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

Implantado pela primeira vez em 2014 na capital baiana, o projeto tem o objetivo de oferrecer a primeira experiência profissional e a reintegração social aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica que cumprem medidas socioeducativa em meio aberto e em semiliberdade. Nesta edição, os jovens terão aulas de help desk e serviços administrativos. Com duração de dois anos, serão módulos teórico, abordando questões comportamentais relacionadas ao ingresso no mercado de trabalho, com duração de 600 horas aulas ministradas pelo Ifba, e prático, com duração de 1240 horas. Nessa etapa, os jovens serão recepcionados pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Representantes de diversos órgãos envolvidos no projeto se reuniram na sede da SRT, em Salvador (foto: Ascom SRT-BA)
Representantes de diversos órgãos envolvidos no projeto se reuniram na sede da SRT, em Salvador (foto: Ascom SRT-BA)

Imprimir