Ações do MPT em toda a Bahia marcam o mês de combate ao trabalho infantil

Ações de conscientização promovidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia e por órgãos parceiros, marcam o mês de junho, período em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Elas acontecem em diversas cidades baianas, incluindo Salvador e outras dez cidades do interior do estado, e vão desde palestras e audiências públicas até caminhadas, panfletagens e eventos em escolas.

A procuradora do trabalho e vice-coordenadora estadual de combate ao trabalho de crianças e jovens, Ana Carolina Ribemboim, explica que "vários estudos científicos têm comprovado que o trabalho infantil causa danos físicos e psicológicos às crianças e adolescentes que são expostos a essas situações, o que derruba o mito de que trabalhar desde cedo pode ser bom para a criança". A procuradora ainda comenta que as ações promovidas pelo MPT visam "conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil para, assim, garantir a todas as crianças e adolescentes uma infância livre, feliz e dedicada apenas a brincar e estudar."

Em Salvador e região metropolitana, a programação vai de 12 a 14 de junho. No dia 12, acontece na capital uma palestra sobre os malefícios do trabalho infantil em escolas da rede estadual de ensino. A programação segue com outras atividades no dia 13, mas tem seu ponto alto no dia 14, quando acontece uma audiência pública sobre o combate ao trabalho infantil na Câmara dos Vereadores da cidade de Simões Filho.

Entre as atividades na cidade de Barreiras, está a caminhada e apresentações artísticas na Praça Landulfo Alves, no dia 12. Na cidade a programação vai até o dia 20 de junho, com rodas de conversas e outras atividades. Já em Juazeiro, a mobilização da campanha acontece no dia 12 na Praça Santiago Maior, mas as ações vão até o dia 29 de junho, com panfletagens em diversos pontos da cidade.

A programação segue no extremo sul do estado, com muitas atividades nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro e Itamaraju, com palestras, entrevistas, feiras e seminários. Na região, o ponto alto é o encontro que acontece em Porto Seguro no dia 12, na Praça Lúdica. Em Itabuna e Ilhéus, as atividades vão desde rodas de conversas até panfletagens de materiais de conscientização. Em Itabuna, a caminhada que marca as atividades da cidade acontece no Jardim do Ó, a partir das 14h30 do dia 12.

Em Santo Antônio de Jesus, será realizada uma feira livre no dia 12, além de ações de distribuição de cartilhas nas escolas. Já em Feira de Santana acontecem panfletagens, ações com carros de som e abordagens em sinaleiras. No dia 12, as atividades nas escolas municipais marcam o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Em Vitória da Conquista as atividades vão até o dia 20, mas no dia 12 acontece o lançamento da campanha de prevenção ao trabalho infantil. Na cidade, várias ações marcam o movimento realizado pelo MPT.

Os eventos nas cidades são realizados em parceria com as prefeituras municipais, além dos conselhos tutelares, dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). No site do MPT, está disponível a programação completa por região. O endereço é www.prt5.mpt.mp.br. O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2012, e visa conscientizar a população sobre os malefícios causados por essa prática que atinge crianças e adolescentes do mundo inteiro.

Imprimir