Semana de combate ao trabalho infantil movimenta escolas e rede de proteção

Audiências públicas, palestras para estudantes, bate-papos com mães e pais, panfletagens em áreas de grande circulação e até apresentações musicais são algumas das ações realizadas em todo o estado dentro da Semana de Combate ao Trabalho Infantil na Bahia.

A programação tem o objetivo de debater o tema com a juventude e com aqueles que de algum modo podem interferir na realidade da exposição de jovens e crianças ao trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) é o responsável por articular outros órgãos para discutir o assunto.

Um dos eventos mais importantes foi a audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (14/06), na Câmara Municipal de Simões Filho, que fica na região metropolitana de Salvador. No evento, foi apresentada a Agenda Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil para uma plateia formada por conselheiros tutelares, vereadores, secretários municipais e professores da rede pública. A vice-coordenadora de Combate ao Trabalho Infantil do MPT na Bahia, Ana Carolina Ribemboim, explica que “a agenda será desenvolvida com as secretarias municipais de educação, saúde, mobilidade urbana, comércio, etc.”

Para a procuradora, “essas ações buscam o envolvimento e capacitação de outros agentes públicos, como agentes de saúde, guardas municipais, médicos, polícia militar, etc., que passam a integrar a rede de proteção à criança e à adolescência, tornando-a mais efetiva e inovando o formato padrão segundo o qual a rede seria composta apenas pelos conselheiros tutelares e membros dos conselhos de defesa da infância e juventude”.

A extensa programação conta ainda com visitas a diversas escolas, como algumas localizadas em Salvador próximo à área de Avenida Paralela, onde a rede identificou forte ocorrência de trabalho infantil em venda ambulante dentro de ônibus. Nessas escolas, a estratégia adotada foi a realização de palestras para os estudantes e reuniões com pais e com professores, para alertar para o problema e identificar formas de combatê-lo. Uma medida adiantada pela procuradora é a convocação das empresas de ônibus para não permitir que haja venda nos veículos feitas por crianças. Dentre as escolas visitadas estão a Newton Sucupira, Raul Sá e Paulo Mendes

Um dos grandes parceiros do combate ao trabalho infantil na Bahia, o Neojibá, também participou da audiência em Simões Filho, executando a canção Asa Branca. O grupo é formado por jovens que têm a oportunidade de estudar música e compor algumas das orquestras mantidas pela instituição. Além das audiências, a caravana de combate ao trabalho infantil promove ações em locais públicos com distribuição de folhetos tanto na região metropolitana de Salvador quanto em cidades do interior do estado.

Imprimir