MPT integra curso em Santo Antônio de Jesus sobre saúde e segurança no trabalho

Acontece entre terça (24/07) e quinta-feira (26/07) em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, o curso Segurança, saúde e Meio Ambiente no Trabalho Rural e Urbano do Território do Recôncavo Sul, que vai reunir especialistas no assunto.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Juliana Corbal, que atua na unidade do órgão na cidade, vai participar da mesa-redonda de abertura do evento, que acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), na Rua Viriato Lobo, no bairro Cajueiro. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (75) 3631-0081 ou 3631-0084.

O curso, que tem carga horária de 20 horas, tem como público-alvo trabalhadores rurais e urbanos, líderes de sindicatos, técnicos em segurança do trabalho, além de produtores e empregadores de áreas rurais ou urbanas. Durante o curso, serão discutidos assuntos como meio ambiente de trabalho seguro, e as doenças causadas aos trabalhadores expostos a locais que não oferecem segurança, além de trazer dados atuais sobre os acidentes de trabalho.

A mesa de abertura do curso acontece às 8h da terça-feira (24/07), e traz o tema Atuação dos Órgãos e Entidades no Ambiente de Trabalho no Território do Recôncavo Sul. A procuradora Juliana Corbal integra a mesa, junto com o promotor de justiça Julimar Barreto; Roseny Maria Santos, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro); Marcos Bezerra, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea); do tenente Valdemir Matias dos Santos, do Corpo de Bombeiros; de Wanderson Brito, da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus; e do chefe da Seção de Inspeção do Trabalho (Seint), José Honorino de Macedo Neto.

Ainda na terça-feira a programação retorna pela tarde, a partir das 14h, com o tema Normas Regulamentadoras do Trabalho Urbano/Rural. Já na quarta-feira os painéis acontecem a partir das 8h e pela tarde a partir das 14h. Na quinta-feira o curso tem início às 8h, e se encerra após o terceiro painel, no fim da manhã. O curso é uma realização da Fundacentro, do MPT, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), e tem o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Ministério do Trabalho, da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, do Corpo de Bombeiros da Bahia, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Vigilância Sanitária e do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Imprimir