Riscos à saúde de trabalhadores expostos a materiais biológicos são tema de evento

Os impactos da exposição a materiais biológicos na saúde de trabalhadores são o tema do evento que marca o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho, dia 9 de agosto.

O debate, promovido pelo Fórum de Proteção ao Ambiente de Trabalho (Forumat), acontece às 8h30, no auditório do Sindae, localizado na Rua General Labatut, nº 65, no bairro dos Barris, em Salvador.

O evento faz parte do calendário oficial de eventos de Salvador, que instituiu a data em razão do acidente ocorrido no ano de 2011 na construção do edifício empresarial Duarte da Costa, que causou a morte de nove trabalhadores. O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia e os demais órgãos, sindicatos e centrais sindicais que compõem o Forumat, irão apresentar durante o debate o cenário atual dos acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos em Salvador.

Serão apresentados os resultados das últimas experiências de vigilância e atenção à saúde do trabalhador e, a partir deles, serão discutidos os próximos desafios para prevenção contra esses tipos acidente nos ambientes de trabalho e ainda apontar as novas perspectivas para a saúde dos trabalhadores expostos a materiais biológicos.

Os acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos são agravos de notificação compulsória no território nacional. As categorias mais sujeitas a acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos são os das áreas de saúde, limpeza urbana e serviços veterinários. Esses acidentes podem ser evitados por medidas de segurança adotadas durante o processo de organização do trabalho.

A programação do evento é voltada para entidades, gestores e profissionais da saúde, além de trabalhadores da limpeza das unidades de saúde, garis, catadores de materiais recicláveis, entre outros profissionais que ficam expostos a agentes de risco biológico.

Confira o folder com a programação.

Imprimir