MPT faz visita a projeto social da Santa Casa de Misericórdia no Bairro da Paz

Os principais órgãos que atuam na promoção de políticas públicas para a defesa da dignidade humana e promoção do trabalho decente participaram de visita a projeto social executado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi representado pelo seu vice-procurador-chefe de Gestão, Marcelo Travassos na apresentação feita pelo provedor, Roberto Sá Menezes, e pela diretora de Ação Social e Cultura, Lise Weckerle, na manhã da última sexta-feira (31/08).

A visita foi articulada pela Superintendência Regional do Trabalho da Bahia e contou com a participação de representantes de outros órgãos. Participaram do encontro a superintendente Regional do Trabalho, Gerta Schultz; a procuradora de justiça Marly Barreto, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente do Ministério Público Estadual; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Bahia (Amatra5), Angélica Ferreira; o juiz Agenor Calazans, coordenador da Infância do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, e a advogada Terezinha Calazans.

O grupo foi recebido na Pupileira, em Nazaré, com um café da manhã seguido de uma breve apresentação por parte do provedor a diretora de Ação Social e Cultura. Eles falaram sobre as atividades sociais e de promoção de cidadania nas áreas de educação e formação profissional promovidas pela instituição.  Também participaram da recepção aos convidados, o superintendente de Serviços Corporativos, Manoelito Souza, o chefe da Assessoria Jurídica, Rômolo Dias Costa Neto, a mordoma de assistência social, Célia Gomes, e o mordomo de patrimônio, Antônio Geraldo Teixeira Neto.

Após as apresentações, os participantes foram em caravana para uma visita guiada ao programa Avançar constituído de projetos em capacitação e promoção social, voltados para crianças, jovens e adultos do Bairro da Paz. No local, os representantes dos órgãos foram recepcionados por Lícia Valente, gerente de Ação Social, e Martha Verônica, coordenadora do Avançar, e conheceram as instalações físicas do projeto, que abriga atividades e cursos nas áreas de corte e costura, marcenaria, salão de beleza, informática, desenho, arte, dança e música.

O local ainda conta com espaço destinado ao Balcão de Justiça e Cidadania, que oferece suporte jurídico à comunidade. Um dos seis Centros de Educação Infantil mantidos pela Santa Casa no bairro também foram visitados. Nestes espaços, crianças de 2 a 5 anos recebem educação em tempo integral, quatro refeições diárias, além de apoio psicológico e nutricional. Os projetos são desenvolvidos, prioritariamente, por profissionais do próprio bairro.

“Quando conheci os projetos desenvolvidos pela Santa Casa, entendi esse encontro de fundamental importância para que juntos possamos ampliar a visão social dentro das nossas competências”, destacou Gerta Schulze. Já o provedor da Santa Casa, Roberto Sá Menezes, mostrou-se feliz em receber os representantes destes órgãos. “Estamos muito honrados com a visita e contentes com a possibilidade de implantarmos em breve outras significativas contribuições para a comunidade do bairro. Este projeto social que desenvolvemos é de suma importância e tenho certeza que quanto mais entes estejam envolvidos, mais oportunidades serão oferecidas”, concluiu.

 

Com informações e foto da Ascom SRT-BA

Imprimir