Setembro Amarelo debate a relação entre assédio no trabalho e suicídio

A relação entre o assédio moral e o adoecimento psicológico é tema do debate que acontece no próximo sábado (15/09), no Teatro Raul Seixas, na sede do Sindicato dos Bancários, localizada na Av. Sete de Setembro, Mercês, em Salvador.

O evento, que terá início às 8h30, integra as atividades do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Participam da conversa as pesquisadoras de medicina do trabalho Suerda Fortaleza e Cristiane Galvão, além da procuradora regional do trabalho Ana Emília Albuquerque.

O evento discute a saúde física e psicológica no ambiente de trabalho, onde diversos fatores, como o estabelecimento de metas abusivas e práticas de humilhação em grupo afetam a saúde dos trabalhadores. Para o diretor de saúde do Sindicato dos Bancário, Célio Pereira, "o objetivo dessas palestras é oferecer ao público em geral uma oportunidade de ouvir três das maiores especialistas no tema na área de medicina do trabalho e direito do trabalho numa linguagem simples e acessível. Não é um evento para bancários, é para todos que querem entender melhor o assunto".

Em entrevista concedida esta semana, o diretor adjunto da Escola Superior do Ministério Público da União, Alberto Balazeiro, chamou a atenção para a redução no número de ações trabalhistas questionando a existência de assédio moral. “Com a reforma trabalhista, a tendência natural é que as ações individuais dos empregados vítimas de assédio desapareçam ou tenham o número reduzido, em consequência da sucumbência”, diz o procurador.  

“Com a maior restrição de acesso ao Judiciário pelo cidadão comum, cabe ao Ministério Público do Trabalho reforçar o combate a essa prática, ajuizando tantas ações civis públicas quanto necessário para acabar com a chaga do assédio moral organizacional, que traz para a ideologia da empresa, órgão ou entidade a cultura do assédio sistemático e reiterado”.

O diretor da ESMPU ressalta a importância de debater o tema em eventos como este, promovido pelo Sindicato dos Bancários da Bahia .com apoio do Ministério Público do Trabalho, Fundacentro, Centro de Estudos sobre a Saúde do Trabalhador (Cesat), Federação dos Bancários e CTB. “Temos que tirar das sombras a questão do adoecimento no trabalho e da relação dentre assédio moral e sexual com o suicídio”, concluiu Balazeiro.

Imprimir