Astros da música aderem a campanha do MPT contra trabalho infantil na Bahia

Alguns dos maiores nomes da música baiana aderiram à campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT) de combate ao trabalho infantil.

Estrelas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown vestiram a camisa com a marca #ChegadeTrabalhoInfantil durante o Carnaval de Salvador, levando para a avenida a mensagem de cidadania e de promoção do trabalho digno e de proteção da infância e da juventude.As imagens já estão nas redes sociais e reforçam as ações do órgão para sensibilizar a população sobre a importância de reservar a infância e a juventude para a educação e a formação cidadã, permitindo um futuro para essa geração com oportunidades de trabalho digno.

Este ano o carnaval de Salvador trouxe o tema da proteção de crianças e adolescentes como um dos carros-chefes das ações de conscientização nas ruas e camarotes. Além da participação espontânea dos maiores nomes da música baiana, centenas de agentes estão percorrendo os circuitos da folia vestidos com o tema da campanha e distribuindo materiais gráficos como ventarolas, adesivos e cartazes alertando contra a exploração sexual e do trabalho de crianças e jovens. As ações contam também com a participação de órgãos do governo do estado, Ministério Público da Bahia, Defensoria Pública do Estado, Conselhos Tutelares e Prefeitura da Salvador. Parte dos recursos para a confecção das peças de campanha foi obtida através do MPT, que destinou recursos de um acordo judicial para a iniciativa.

A participação dos artistas vem crescendo em número e em engajamento. Sem cobrar cachê em iniciativa totalmente voluntária, e ainda compartilhando essas imagens em suas redes sociais, Ivete, Brown e Daniela fazem ecoar o lema replicado nacionalmente pelo Ministério Público do Trabalho há três anos em diversas esferas. No caso de Daniela, a imagem está sendo exibida durante todo o desfile de seu trio elétrico em um grande telão.

Segundo o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, que se empenhou pessoalmente na adesão da maior estela da música baiana, Ivete Sangalo, “o ato de vestir a camisa do #ChegadeTrabalhoInfantil sensibiliza milhares de pessoas, principalmente as mais suscetíveis a permitir dentro de suas famílias o trabalho de crianças e adolescentes. Para a procuradora regional do MPT Virginia Senna, que atua na articulação interinstitucional de proteção da infância e juventude, o engajamento sos artistas éessencial para levar a mensagem para a população. “Só mesmo com o apoio de grandes nomes podemos reverter o senso comum equivocado que ainda persiste de que trabalhar pode ser bom para quem ainda está em formação. Criança que trabalha propaga o ciclo da pobreza porque não se capacita para, no momento certo, poder estar apta a disputar postos de trabalho dignos e qualificados”, concluiu Virginia Senna.

 

Imprimir