Trabalho de jovens e crianças será tema de debate nas escolas de Feira de Santana

Quinze escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana começaram a ser preparadas para receber o debate aobre os impactos que o ingresso precoce no mercado de trabalho tem na vida dos jovens e na sociedade como um todo.

Através da participação no projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, apresentado na manhã de ontem (23/04), na sede do Ministério Público do Trabalho para um grupo de professores, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino, o órgão pretende levar a reflexão sobre o tema para os alunos do ensino médio.

A procuradora do MPT Annelise Leal apresentou o projeto e destacou a importância de debater o assunto em alto nível, rompendo com o senso comum de que o trabalho de crianças pode ter algum lado positivo. “O ingresso no mercado de trabalho antes dos 18 anos é na maior parte das vezes uma porta para o abandono escolar, a prostituição, o tráfico de drogas, o adoecimento precoce e uma série de outros males. Por isso é tão importante combater o trabalho infantil, destacou a procuradora.

Ela apresentou para os docentes o Prêmio MPT na Escola, que é um concurso nacional com etapas regionais que estimula a produção de trabalhos escolares que misturem arte e educação para tratar do assunto. O prêmio é de iniciativa do MPT e visa conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar sobre os riscos do trabalho infantojuvenil. As escolas foram escolhidas com base em 15 áreas localizadas próximas a Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

“De certa forma, o trabalho infantil é aceito pela sociedade e nós precisamos acabar com isso”, defendeu a procuradora do MPT, Annelise Leal. O MPT oferece às escolas sugestões de como inserir o tema no planejamento pedagógico das unidades de ensino, mas quem decide como fazê-lo são as próprias instituições. “Numa aula de português, por exemplo, os alunos podem escrever um texto sobre o tema”, orientou. Até o dia 7 de junho, prazo final de insrições, estudantes de 4º e 5º anos desenvolverão atividades voltadas para este assunto em cinco categorias: conto, poesia, música, desenho ou curta-metragem.

No dia 24 de junho, se encerram as atividades com a premiação da turma e escola vencedoras. No encerramento do prêmio, todos os estudantes das três melhores turmas receberão mochilas e cinco escolas que obtiverem destaque em suas produções ganharão computadores. A Secretaria municipal de Educação e Cultura planeja para o dia 12 de junho, uma mobilização nas escolas, com atividades sobre o trabalho infantojuvenil – semelhante ao que é feito no Dia do Brincar.

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