MPT vai propor TAC a condomínio onde morreram dois operários e a empresa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai convocar representantes da empresa contratada para reforma e do condomínio Mansão Carlos Costa Pinto, onde um acidente de trabalho causou a morte de dois operários em abril deste ano.

O órgão recebeu na tarde desta quinta-feira (04/07) o relatório da inspeção feita pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), que aponta uma série de falhas de procedimentos de segurança e problemas se manutenção como as causas da tragédia. Tanto a empresa de reforma quanto o condomínio contratante serão convocados para dizer se aceitam assinar um termo de ajuste de conduta que será proposto pelo MPT.

A procuradora Andrea Tannus Freitas é a responsável pelo inquérito aberto pelo órgão ministerial para apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente. Ela pretende agendar a audiência para ouvir as partes envolvidas já para a próxima semana e espera evitar uma eventual ação na Justiça com a assinatura de um termo de ajuste de conduta.

Segundo a perícia, o acidente aconteceu quando a plataforma de trabalho em que estavam três trabalhadores despencou de aproximadamente 30 metros de altura e chocou-se violentamente contra o piso. Dois trabalhadores foram arremessados para fora da plataforma e não resistiram aos ferimentos, morrendo no local. O cinto de segurança que os dois usavam não evitou que eles fossem arremessados para fora do equipamento, porque estava preso na própria estrutura da plataforma, que ficou parcialmente destruída.

Imprimir