Procurador-chefe do MPT defende ação responsável para inclusão de PcDs

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luís Carneiro, destacou na manhã desta quinta-feira (26/09) a necessidade de estimular a ação responsável das empresas e entidades para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

“Muito mais do que o simples cumprimento de uma obrigação legal de cumprir as cotas mínimas de pessoas com deficiência, as empresas precisam agir com responsabilidade social e promover a inclusão”, defendeu. A declaração foi dada durante a abertura da 6ª edição do Dia D de Inclusão Profissional das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS, realizado no Terminal Rodoviário de Pituaçu, em Salvador.

A iniciativa da realização de um dia inteiro dedicado à oferta de vagas de trabalho, oficinas de capacitação e atendimento de empresas interessadas em se preparar para receber pessoas com deficiência em seus quadros funcionais é da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do estado. A ação conta com apoio do MPT, da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), da Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O objetivo do Dia D é estimular políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, aproximando empresas e trabalhadores. Estão sendo oferecidos serviços de intermediação de mão de obra; emissão de carteira de trabalho e do passe livre; oficinas de construção de currículos e orientações para o mundo do trabalho. Tudo isso para enfrentar um quadro que ainda aponta para um forte preconceito a essa enorme fatia da população brasileira.

A expectativa é que sejam ofertadas aproximadamente 700 vagas de emprego, estimando o atendimento de mais de 1.200 trabalhadores com deficiência e reabilitados. Durante o dia, cerca de 50 empresas realizarão processos seletivos presencialmente. Além das vagas que estão sedo disponibilizadas no sistema do Sine Bahia, existe a expectativa de que outras vagas sejam abertas nos próximos dias em razão das ações do Dia D.

Imprimir