Audiência pública reforça o combate ao trabalho infantil em Castro Alves

Os municípios do recôncavo baiano vivem um momento especial no combate ao trabalho infantil, prática que ainda é aceita socialmente na região, com a série de audiências púbicas e ações coordenadas que o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove em parceria com as prefeituras locais.

Esta semana foi a vez do município de Castro Alves, que recebeu mais uma audiência pública destinada a debater, com as comunidades afetadas, a questão do combate ao trabalho infantil.

“Primeiro temos de sensibilizar as pessoas para romper a cultura de que o trabalho infantil pode ser tolerado por causa da situação de pobreza de algumas famílias. Mostrando a essas pessoas que a criança precisa de uma infância livre para brincar e estudar é que surge o compromisso real de todos em combater essa prática e encontrar juntos soluções para cada caso”, avaliou a procuradora Rachel Freire, responsável pelas ações afirmativas nos municípios da região. Ela lembra ainda que “somente com a participação do município e das comunidades, essa luta terá êxito”.

A audiência pública dessa terça-feira (26/11) foi direcionada para 100 famílias do Residencial Castro Alves, empreendimento construído dentro do programa Minha Casa Minha Vida. O evento aconteceu na área de convivência do residencial e reuniu dezenas de pessoas entre crianças, jovens, pais e mães, além de conselheiros tutelares, professores e lideranças comunitárias.

O município de Castro Alves é um dos que vêm fazendo um trabalho de conscientização com a comunidade desde 2017, com o apoio do MPT, através de audiências públicas periódicas. O município tem registrado redução significativa da exploração do trabalho infantil, especialmente na feira livre.

A audiência pública foi aberta com uma apresentação das meninas do projeto Nordeste sem Fronteiras. A ação é mantida pela organização Filhos de Jorge. O evento contou ainda com a participação de representantes do município, que também cuidou de toda a estrutura para a reunião.

 

Imprimir