Conexão Negra inicia capacitação de jovens para atividade empresarial

Preparar o jovem negro não apenas para o mercado de trabalho, mas também para ser um empreendedor ou mesmo para atuar em uma grande empresa como executivo.

Esse é um dos objetivos do terceiro módulo do projeto Conexão Negra, iniciativa do Ministério Público do Trabalho em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas e com a caritas do Brasil voltada para promover a inclusão de negras e negros em diversos setores da economia. Em Salvador, a iniciativa conta ainda com a participação do Grupo Cultural Ilê Aiyê, onde acontecem semanalmente os encontros de capacitação.

O módulo empresarial terá sua aula magna na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, na sede do MPT no Corredor da Vitória. Empresas de grande porte foram convidadas e estão em participando de discussões para definir de que forma poderão contribuir com a ação. Além de oferecer conhecimento aos jovens beneficiados, o Conexão Negra busca ainda criar um ambiente propício para o acolhimento desse público nas empresas, estimulando ações inclusivas e aproximando os jovens doas pessoas que ocupam postos de comando nessas organizações.

Os dois módulos já realizados em Salvador são uma prova disso. No de publicidade, houve grande envolvimento das maiores agências do estado, inclusive com a chancela da Associação Baiana das Agências de Propaganda (Abap). Mais de 80 jovens com formação na área participaram da qualificação, que contou com palestras de publicitários consagrados no mercado e também puderam conhecer ações afirmativas e de inclusão que estão se transformando em contratos de trabalho. A experiência será tema de palestra da coordenadora nacional do projeto, a procuradora Valdirene Assis, durante a programação do Scream Festival, dias 6 e 7 deste mês, em Salvador.

Formatura - Outra etapa já praticamente concluída é a que busca a aproximação do jovem negro com o mercado dos grandes escritórios da advocacia. Embora parte do setor tenha resistido inicialmente em aderir às ações propostas, a qualificação está sendo concluída e uma turma de quase cem alunos, todos com graduação ou ainda cursando direito, será formada, com entrega de certificados, nesse sábado, dia 7, em solenidade marcada para a sede do Ilê Ayiê, no Curuzu, às 14h. Na segunda pela manhã, uma reunião foi convocada com representantes de grandes escritórios para que eles conheçam as possibilidades de adesão voluntária ao projeto.

Antes de ocorrer a aula magna, na tarde de segunda, representantes de algumas das maiores empresas do Brasil convidadas pelo MPT vão debater formas de colaboração com a iniciativa, tanto na oferta de profissionais para a capacitação dos jovens negros, quanto com a promoção de políticas de inclusão e de promoção da diversidade étnica em suas instalações.

Imprimir