Associação de catadores de Santo Antônio de Jesus recebe recurso do MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) disponibilizou R$12.985,40 para a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis do Recôncavo Baiano (ACRB), sediada em Santo Antônio de Jesus.

O recurso é fruto de ação judicial movida pelo órgão e deverá ser integralmente usado para aquisição de cestas básicas para distribuição entre as pessoas que atuam na coleta e destinação dos resíduos sólidos no município.

O MPT vem buscando destinar a maior parte possível de recursos provenientes de multas e indenizações por danos morais coletivos para ações de combate à pandemia, tanto no apoio à populações em maior grau de vulnerabilidade social quanto na estruturação da rede de saúde pública e na aquisição e distribuição de equipamentos de proteção. Outra associação de recicladores, esta de Amargosa, também foi beneficiada coma destinação de recursos.

A ação civil pública de onde saiu o recurso é de responsabilidade da procuradora do MPT Juliana Corbal, que ressaltou a importância desse tio de iniciativa para as populações. “Buscamos junto à Defensoria Pública do Estado a indicação de associações de catadores de material reciclavel para receber esses recursos porque esses trabalhadores são uma parcela da população extremamente vulnerável e que sofre fortes impactos financeiros com a pandemia”, explicou.

ACP 0000167-30.2015.5.05.0421

Imprimir