Funtrad e MPT doam 100 mil máscaras para Salvador e Lauro de Freitas

Os municípios de Salvador e Lauro de Freitas receberam, nesta sexta-feira (12/06), 100 mil máscaras do projeto “Trabalhando em Rede no Combate ao Coronavírus”, que oferece apoio financeiro a 600 profissionais de costura para confecção dos itens de proteção.

A entrega foi realizada às 11h na sede da Organização Social Filhos do Mundo, localizada na Rua Engenheiro Milton Oliveira nº 208, no bairro da Barra, na capital baiana. Os recursos para realização do projeto são do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que tem a maior parte de suas destinações feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O projeto de confecção e distribuição de máscaras recebeu investimento de R$3,6 milhões e prevê a produção de dois milhões de unidades em quatro polos no território baiano. A iniciativa de propor ao Funtrad ao redirecionamento de parte dos recursos disponíveis para ações de apoio a comunidades carentes afetadas pela pandemia partiu do próprio MPT, ccontribuinte majoritário do Fundo. Para viabilizar a ideia de produzir e distribuir máscaras, foram convocadas organizações da sociedade civil que já recebiam recursos do Funtrad, que ficaram responsáveis pela contratação de profissionais, pagamento da bolsa-produção, aquisição de insumos e acompanhamento de todas as etapas da atividade.

Os trabalhadores envolvidos na confecção das máscaras são egressos dos cursos de corte e costura do Programa Qualifica Bahia e de projetos do Funtrad, profissionais da área têxtil inseridos no Programa Contrate.Ba e pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, como mulheres chefes de família monoparental. As ações foram descentralizadas, com polos nos municípios de Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Itabuna, abrangendo ainda trabalhadores de municípios vizinhos desses polos.

Para a procuradora do MPT Adriana Campelo, integrante do Conselho Administrativo do Funtrad, “o redirecionamento dos recursos do fundo para ações como esta é muito importante nesse momento de pandemia, pois ao mesmo tempo que permite a realização de atividade produtiva por um grande número de trabalhadores de áreas carentes do estado, fornece para trabalhadores de serviços essenciais e de baixa renda um importante equipamento de proteção indivudual”, afirmou. Ela informou que outros polos regionais receberão lotes de máscaras nos próximos dias, Itabuna, já entregue, Vitória da Conquista na segunda-feira e Juazeiro na terça-feira.

“Além de promover a geração de renda, estamos ampliando o acesso às máscaras visando, especialmente, a proteção de trabalhadores de áreas essenciais, grupos de risco e pessoas mais vulneráveis, como idosos, população em situação de rua, quilombolas e indígenas”, ressalta o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, que também é membro do conselho do Funtrad.

O secretário Davidson Magalhães e a procuradora Adriana Campelo na entrega das máscaras
O secretário Davidson Magalhães e a procuradora Adriana Campelo na entrega das máscaras

Imprimir