Projeto apoiado pelo MPT faz balanço de ações na pandemia em Maragogipe

Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) participam nesta terça-feira (15/09), às 15h de uma live no Youtube sobre ações de enfrentamento aos reflexos da pandemia no município de Maragogipe, no Recôncavo baiano.

O evento marca os 100 dias de combate à covid-19 e seus impactos sociais por meio do Projeto Àwure. A live será transmitida pelo canal TVMPT no Youtube.

O debate contará também com a presença de integrantes do projeto e representantes da comunidade beneficiada. Ele é executado pela Associação Edson dos Santos nas comunidades quilombolas do Recôncavo Baiano, tendo como foco a inclusão social e produtiva, por meio da geração de trabalho, emprego e renda para grupos em situação de grave vulnerabilidade social, em especial a juventude negra, indígena, quilombola e de terreiros.

O projeto oferece capacitação e qualificação profissional a partir de demandas levantadas junto às próprias comunidades beneficiárias, além de distribuir cestas básicas, kits de higiene e limpeza e máscaras produzidas por costureiras locais.

A live desta terça-feira busca apresentar o projeto e suas etapas de implementação, bem como a integração dos jovens da equipe com participação ativa na comunidade, a mobilização das comunidades que tiveram contato com o projeto, assim como os produtores da região, além de atrair novas instituições para fortalecer laços com o projeto nas próximas etapas.

Serviço

Live para a celebração dos 100 dias do Projeto Áwùre: Resposta à covid 19 – Maragogipe-BA.
Dia 15/09/2020, a partir das 15 horas
youtu.be/X9loH-cPwlI
Inscrições podem ser feitas até o início da live, pelo seguinte formulário: https://cutt.ly/inscricao_awure_online

Programação:
Mediadora: Bárbara Barbosa - gerente de comunicação do projeto Resposta à Covid-19 em Maragogipe (Bahia)

15h - Apresentação do projeto

Jorgina Conceição – presidente da Associação Edson dos Santos

Edelamare Melo – subprocuradora-geral do Trabalho (Ministério Público do Trabalho)

Thais Dumet – oficial técnica em princípios e direitos fundamentais no trabalho para América Latina e Caribe, da Organização Internacional do Trabalho

Helena Oliveira – especialista em direitos da criança e do adolescente do Fundo das Nações Unidas para a Infância

15h35 – Desafios encontrados

Alexandre Lima e Tamires Santana – recenseadores

Greice Keli Silva – costureira

Lys Sobral Cardoso - procuradora do MPT e Coordenadora Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete, do MPT)

16h10 – Resultados obtidos na primeira fase de implementação do projeto

Márcia Correia - Gerente administrativa e gerente de relações quilombolas do projeto resposta à Covid 19 em Maragogipe (Bahia)

Gustavo Accioly – procurador do MPT que promove o projeto Faces e Sustentabilidade em São Paulo

16h35 – O futuro começou

Considerações finais das instituições parceiras

Imprimir