MPT destina recursos para catadores de materiais recicláveis na Bahia

Dois mil kits de proteção individual estão sendo distribuídos para catadores e catadoras de material reciclável de todo o estado da Bahia numa iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama).

O órgão destinou os recursos para a aquisição do material, que inclui bota, meias, luvas, protetor facial, máscaras de tecido e capa de chuva, e organização social cuida da distribuição entre os associados de duas cooperativas de reciclagem. A ação integra o projeto “Eles cuidam da cidade, é hora de a cidade cuidar deles”.

Nos próximos três meses, os catadores e catadoras vinculados à Cooperativa Canore, com sede no bairro da Santa Cruz, e da Associação Coleta Cidadã, do Nordeste de Amaralina, irão receber os kits. Os recursos para a compra dos materiais que estão sendo distribuídos sáo resultado de ações judiciais movidas pelo MPT em que empregadores são condenados ou fecham acordos para pagamento de indenização por dano moral coletivo para a sociedade.

Para o procurador Luís Barbosa, que atuou em processos que destinaram recursos para a aquisição dos materiais, as atividades realizadas pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis são muito relevantes em uma situação de crise como essa, mas são de risco, tendo em vista o sistema de trabalho e a manipulação de materiais com alto potencial de contaminação. A campanha é mais que fundamental para a proteção desses trabalhadores”.

Já a também procuradora Adriana Campelo, que se dedica a articular as cooperativas de materiais recicláveis e a fomentar a adoção de políticas públicas de apoio a essa atividade, “existe a necessidade de oferecer para estes trabalhadores o apoio para a melhoria das condições de segurança do trabalho diante da pandemia do novo coronavírus com intuito de minimizar a possibilidade de contaminação e propagação da doença”, afirmou.

O Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama) é uma organização não governamental (ONG) fundada em 1995, em Salvador com o objetivo de promover o desenvolvimento socioambiental em comunidades eminentemente negras da Bahia, direcionadas para juventude, mulheres, em situação de vulnerabilidade social.

Imprimir