MPT investiga morte de trabalhador de pedreira em Lauro de Freitas

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente que deixou um homem morto após ter sido soterrado em uma pedreira.

O fato ocorreu na manhã de quinta-feira (28), no bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador. O órgão abriu inquérito civil para reunir informações que identifiquem eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente.

As informações preliminares do Corpo de Bombeiros indicam que uma pedra grande caiu em cima da retroescavadeira que estava sendo operada pela vítima. Os bombeiros precisaram avaliar os riscos na pedreira, já que durante o resgate, ainda havia risco de outro deslizamento das pedras. Ainda de acordo com os bombeiros, viaturas foram encaminhadas para o local para a retirada do corpo da vítima, que não teve identidade revelada.

O caso será distribuído e analisado pelo procurador designado para presidir o inquérito. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA). São os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo apontando as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.

Imprimir