MPT faz seminário em homenagem ao centenário de Luiz de Pinho Pedreira

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia promove nesta quarta-feira (19 de outubro), a partir de 9h, o seminário Pinho Pedreira e a Construção do MPT na Bahia.

O evento integra a Semana Comemorativa do Centenário de Nascimento de Luiz de Pinho Pedreira da Silva, iniciativa do Bahia British Club (Clube Inglês da Bahia) em parceria com diversos órgãos e entidades. O seminário vai acontecer no Plenário do MPT. O procurador Pedro Lino de Carvalho Júnior fará a abertura da manhã de homenagens.

Após a abertura, a procuradora Adélia Marelin vai palestrar sobre O Importante Papel do Mestre Pinho Pedreira na Construção do Futuro MPT da Bahia (1942-1968). Às 10h20, o procurador-chefe Alberto Balazeiro fala sobre A Terceirização à Luz da Principiologia de Pinho Pedreira. Eventos como seminário, palestras, lançamento de livro e até show musical irão marcar a semana comemorativa.

As homenagens ao Mestre Pinho, como era carinhosamente chamado, começam na terça-feira, 18 de outubro, às 18h, na sede do Clube Inglês da Bahia – Rua Banco dos Ingleses, nº 20, Campo Grande. Na ocasião, haverá um coquetel para o lançamento do livro “Principiologia – Estudos em homenagem ao centenário de Luiz de Pinho Pedreira da Silva: um jurista de princípios”.

Mestre Pinho Pedreira foi procurador do trabalho, desembargador, advogado, professor e deixou um imenso legado que poderá ser visitado nessa semana, no período de 18 a 21 de outubro. Ele foi um dos pioneiros pensadores do Direito do Trabalho, no século XX e exerceu importantes funções públicas, principalmente no MPT, na magistratura trabalhista e na Ordem do Advogados do Brasil (OAB).

Uma missa no quinta-feira, dia 20, marca a passagem o centenário de nascimento do jurista. Ela será celebrada às 9h, na Igreja da Ressurreição, em Ondina (em frente ao Othon). A semana comemorativa segue na quinta-feira (20 de outubro), às 10h, com um evento na Faculdade de Direito da Ufba, no Vale do Canela. O professor Fernando Santana vai fazer uma saudação em nome do Clube Inglês da Bahia e em seguida o advogado Dalzimar Tupinambá vai ministrar palestra sobre O Pensamento Doutrinário de Pinho Pedreira.

No último dia da Semana Comemorativa do Centenário de Nascimento de Pinho Pedreira, em 21 de outubro (sexta-feira), às 10h, será inaugurada a Biblioteca Pinho Pedreira, com acervo todo especial e pessoal do homenageado, em convênio com a Academia de Letras Jurídicas da Bahia, na sede da Justiça do Trabalho – Comércio (5º andar).

Às 11h, no auditório (11º andar) do prédio da Justiça do Trabalho, no Comércio, as homenagens serão da Associação dos Magistrados Trabalhistas da Bahia (Amatra5) e da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas da Bahia (Abat). O professor e doutor José Augusto Rodrigues Pinto vai falar sobre A Vida e Obra de Pinho Pedreira e o advogado Hélbio Palmeira vai tratar sobre A Importância de Pinho Pedreira na Criação da Abat.

O encerramento da semana comemorativa será às 13h com o show de Walter Queiroz e o almoço, por adesão, na sede do Clube Inglês da Bahia. Todo o evento tem apoio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, do MPT, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Abat, Ufba, Academia de Letras Jurídicas da Bahia, OAB – seção Bahia, Amatra5 e Fundação Orlando Gomes.

Tags: Homenagem

Imprimir