Trabalho escravo é tema de debate nessa sexta (26) no Congresso Virtual da Ufba

Questões de gênero relacionadas ao trabalho escravo serão tema de debate da mesa ‘Trabalho análogo ao de escravo: onde estão as mulheres resgatadas?’.

O evento ocorrerá na segunda edição do Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia (Ufba) nesta sexta-feira, 26, das 8h30 às 10h. Entre as debatedoras, está a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Lys Sobral Cardoso, que também é Coordenadora Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MPT e mestre em direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Além da procuradora, a mesa é composta por Gilca Garcia de Oliveira, doutora em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e membro dos grupos de pesquisa Projeto GeografAR e Gepode nas áreas de economia rural, conflitos, resistência e enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo; Lidiane de Araújo Barros, auditora-fiscal do trabalho; Raissa Roussenq Alves, mestra em direito pela Universidade de Brasília (Unb) e integrante do grupo de pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania e do grupo de estudos Mulheres Negras; Alice Laurentino, estudante de ciências econômicas e orientanda da professora Gilca de Oliveira que desenvolve o projeto ‘Trabalho análogo a de escravo: diagnóstico e mapeamento com enfoque nos casos das mulheres’; e Creuza Oliveira, presidente da Federação das Domésticas.

Dados da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia apontam que, ao todo, ações fiscais de combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil resgataram 55.004 trabalhadores e trabalhadoras entre 1995 e junho de 2020. Esse número mostra que o trabalho escravo ainda é uma realidade muito presente no Brasil, e que persiste mesmo durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Serviço:
O quê: Debate ‘Trabalho análogo a de escravo: onde estão as mulheres resgatadas?’
Dia: 26/02, das 8:30 às 10:00
Onde: No canal TV UFBA (https://www.youtube.com/channel/UCWZaC30pP5Jap7MBxKaUTIQ), sala R

Imprimir