MPT abre inquérito para apurar acidente que deixou funcionário da Coelba morto e outro ferido na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai apurar as responsabilidades trabalhistas pelo acidente que deixou um funcionário da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) morto.

Outro empregado da empresa que seguia no mesmo veículo saiu ferido do acidente entre um caminhão e a caminhonete da empresa na BA-275, em Belmonte, no sul da Bahia. A informação é da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e foi confirmada pela Coelba. O fato ocorreu na última segunda-feira (22).

De acordo com a PRE, os veículos bateram em uma curva, mas não há informações sobre a causa do acidente. O motorista da caminhonete da Coelba morreu no local. Já o colega dele, que também estava no veículo da empresa, mas sobreviveu, foi encaminhado para o Hospital Regional de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O motorista do caminhão também foi socorrido para o hospital, segundo informações da polícia. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos.

Por meio de nota, a Coelba lamentou o caso e informou que está prestando todo o suporte necessário às famílias dos funcionários. Diante dos fatos, o MPT abriu um inquérito civil para reunir informações que identifiquem eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente.

O caso será distribuído e analisado pelo procurador designado para presidir o inquérito. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA). São os auditores-fiscais do trabalho da SRT-BA que deverão concluir a peça principal do inquérito, que é o laudo apontando as falhas nas normas de segurança que levaram à tragédia. A partir dos dados recolhidos, o MPT vai buscar a reparação dos danos em um ajuste de conduta ou uma ação judicial.

Imprimir