MPT participa de debates sobre proteção à saúde dos trabalhadores na pandemia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia participa de dois eventos sobre a proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia da Covid-19 nesta semana. Os eventos integram as atividades do Abril Verde.

O Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente no Trabalho (Forumat) e Agenda Bahia do Trabalho Decente promovem o debate “Proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia do coronavírus: experiências, necessidade e lutas dos trabalhadores” amanhã, 28/04, das 9h às 12h.

Com transmissão pela plataforma Zoom, o debate vai reunir o coordenador de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT na Bahia, Pacífico Rocha, o diretor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros (Sindpetro), Radiovaldo Costa, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do estado da Bahia (Sindsaúde), Ivanilda Brito, o presidente da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais, Alan Braga, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Eustacio Filho, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel), Joselito Ferreira, o coordenador geral da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB), Rui Oliveira. A mesa contará com a mediação de Jessevanda Costa, do Forumat.

Na quinta, 29/04, o coordenador de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT na Bahia, Pacífico Rocha, participa da audiência pública “Proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia do coronavírus”, em sessão especial, às 10h, promovida pela Câmara Municipal de Salvador, Agenda Bahia de Trabalho Decente e Forumat. Além dos representantes do MPT, a audiência contará com a participação de Davidson Magalhães, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Letícia Nobre, da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat), Tiza Mendes, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Salvador), Jessevanda Galvino, do Forumat, Mauricio Passos, da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA) e o vereador Augusto Vasconcelos, ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador, que realizará a mediação da audiência. A sessão também contará com a presença de representantes das categorias dos bancários, comerciários, frentistas, da construção civil, rodoviários e do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae).

O Abril Verde tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção de acidentes e doenças no trabalho. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do MPT, o Brasil registra um acidente a cada 49 segundos.

Serviço

O quê: Debate “Proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia do coronavírus: experiências, necessidade e lutas dos trabalhadores”
Dia: amanhã, 28/04, das 9h as 12h
Onde: Plataforma Zoom (https://url.gratis/jEnKF)

O quê: Audiência pública “Proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras na pandemia do coronavírus”
Dia: quinta-feira, 29/04, a partir das 10h
Onde: Transmissão ao vivo pela TV e Rádio CAM (www.cms.ba.gov.br)

Imprimir