Mediação do MPT sobre retorno às aulas em Salvador seguirá na próxima semana

A primeira reunião de mediação para discutir o impasse surgido com o anúncio de retorno às aulas abriu caminho para construção de um acordo entre trabalhadores e empregadores.

O município de Salvador, e as escolas particulares de ensino no estado chegaram a construir uma proposta de encaminhamento que abriria espaço para um entendimento em novas rodadas. Os sindicatos de professores se comprometeram a discutir em assembleia na próxima semana se a categoria aceita trabalhar presencialmente sem a conclusão total da imunização de todos os trabalhadores da educação. A partir da resposta a esse ponto, será retomada a mediação, num novo encontro marcado para a quinta-feira, dia 6, às 17h, também telepresencialmente.

A APLB-Sindicato e o SinPro pontuaram que a categoria havia aprovado em assembleia o não retorno presencial. Durante o encontro, foi confirmado pela APLB que a entidade ingressou com ação judicial pleiteando liminar para proibir o retorno das aulas presenciais. Ainda assim, os representantes sindicais presentes se dispuseram a levar a proposta construída pelos participantes da reunião para deliberação. O encontro teve ainda a participação das escolas particulares, do município de Salvador e da União dos Municípios da Bahia. O estado da Bahia não enviou representante.

Na audiência, a prefeitura se comprometeu em prosseguir buscando meios para imunizar a totalidade da categoria. Segundo representantes do município, todos os trabalhadores da educação acima de 40 anos residentes em Salvador, que são cerca de 80% da categoria, já estão vacinados ou com vacina disponibilizada nos postos. Havendo aprovação da possibilidade de negociar o retorno presencial, serão discutidos os critérios para esse retorno.

MED 827/2021

A reunião foi feita em sistema de teleconferência
A reunião foi feita em sistema de teleconferência

Imprimir