Projeto com apoio do MPT forma alunos em vulnerabilidade social em Feira

Cinquenta jovens com histórias de vida sofridas, muitos deles vítimas de situação de violência familiar, chegam na próxima semana a um novo momento em suas curtas e intensas vidas.

É que acontecerá a cerimônia de formatura da turma de capacitação para o trabalho do projeto Jovem Social, uma iniciativa da sociedade civil que tem o apoio institucional do Ministério Público do Trabalho (MPT) e conta com a parceria de diversas ONGs e órgãos públicos. A capacitação chega a seu segundo ano, envolvendo uma turma de moradores de Feira de Santana. O Jovem Social é desenvolvido também no município de Ilhéus, sempre com o mesmo foco de oferecer capacitação profissional e cidadania para adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A formatura dessa segunda turma de Feira de Santana vai ser realizada a partir das 14h do dia 14 de dezembro, no Teatro Amélio Amorim, reunindo os jovens, suas famílias, professores, colaboradores e parceiros do projeto. Uma grande cerimônia está sendo montada para encerrar o ano de capacitação, acompanhamento psicossocial, apoio financeiro e logístico com o objetivo de transformar realidades previamente condenadas a viver às margens da sociedade. “O ombro amigo, o alimento, as aulas, o acolhimento e a amizade são as ferramentas para a transformação desses jovens, que passam a ter, não só a capacitação profissional, mas principalmente um olhar humanizado para suas realidades e o apoio para superar as dificuldades e trilhar seu próprio caminho”, avaliou a procuradora do MPT Annelise Leal.

O projeto de capacitação profissional voltado para adolescentes entre 14 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social está em seu segundo ano no município de Feira de Santana, depois de ter sua primeira experiência em Ilhéus, onde continua existindo. Os alunos são selecionados a partir dos cadastros do sistema único de assistência social e encaminhados ao projeto. Alguns estão em cumprimento de mediadas socioeducativas, outros são vítimas de violência e ou vivem em risco social extremo. Cabe à ONG Luz e Labor a gestão do projeto, que recebe recursos destinados pelo MPT para que sejam contratados professores e para que os estudantes possam receber uma bolsa auxílio durante todo o período de capacitação. Além disso, a prefeitura oferece lanche e transporte para todos os dias de atividade e outros parceiros como Polícia Militar fazem trabalhos específicos para fortalecer o espírito cidadão na turma.

Mesmo após a formatura, os jovens seguem sendo assistidos. Uma parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) garante o encaminhamento e acompanhamento da adaptação a oportunidades de estágio e de emprego pós-capacitação. Durante o curso e mesmo após os jovens são acompanhados individualmente por equipe de assistência social e psicologia. Também recebem bolsa-auxílio de R$400 mensais e alimentação durante a realização das atividades, feitas sempre no Centro Comunitário Luz e Labor, no bairro Liberdade, em Feira. As ações contam com a colaboração direta de órgãos como Vara da Infância e Juventude de Feira e a Justiça do Trabalho e Ministério Público do Estado.

Imprimir