Afro Presença discute até hoje inclusão de negros no mercado de trabalho

Maior evento sobre inclusão da população negra no mercado de trabalho, termina nesta sexta-feira (10/11) o Afro Presença, que está sendo transmitido na TV MPT (Afro Presença 2023 - YouTube), do Youtube.

Promovido anualmente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com entidades do movimento negro, o evento tem como objetivo discutir e promover a inclusão de negras e negros no mercado de trabalho, por meio de capacitações, debates e divulgação de oportunidades de trabalho, entre elas vagas afirmativas. A iniciativa surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo MPT.

O Afro Presença segue com suas atividades nesta sexta-feira (10), com mais mesas de debate, e será encerrado com o show da banda Pretas & Pretos, formado por professores e funcionários do Instituto Anelo, localizado em Campinas (SP). Também seguem intensas as ações no campo da empregabilidade, com capacitações e divulgação de oportunidades de emprego por meio de parcerias com diversas empresas, e entidades de promoção da igualdade de oportunidades no trabalho.

“Nós acreditamos no Afro Presença. A luta contra o racismo é uma luta de continuidade. Ela tem uma forte marca na disputa e na luta de ideias. E aqui são semeadas boas ideias”. As palavras foram proferidas na quinta-feira (09/11) por Edson França, presidente nacional da União de Negros e Negras pela Igualdade, na abertura do evento. Ele enfatizou que, apesar dos bons resultados das políticas afirmativas educacionais – as cotas raciais – há ainda dificuldades para a inserção desses jovens negros e negras no mercado de trabalho, o que torna inciativas deste tipo essenciais à efetiva inclusão.

A coordenadora de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT, Danielle Olivares, também reforçou a importância da busca pela igualdade racial no trabalho. “A sociedade em que vivemos é plural e diversa. Essa é nossa maior riqueza, que traz cores e contornos próprios, perspectivas e experiências distintas. O ambiente empresarial deve refletir essa mesma sociedade em que está inserido, com pluralidade, respeito e tolerância, promovendo a inclusão de fato e rompendo padrões que reforçam o racismo, que excluem e que segregam”, declarou a procuradora do MPT.

A vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel destacou o alinhamento do evento com os princípios norteadores da atuação do MPT na busca pela igualdade no mundo do trabalho. “Neste espaço que, sobretudo, é dedicado à conscientização para o acesso regular à informação, à justiça e aos direitos trabalhistas, é que fazemos mais uma vez história com o Afro Presença. Esse evento condiz, claro, com o comprometimento do Ministério Público do Trabalho no enfrentamento às desigualdades, à discriminação e à exclusão que muitas vezes afetam as pessoas negras em seus ambientes profissionais”.

Vagas e capacitações - O Afro Presença, além de contar com 21 mesas buscando a visibilidade e o debate do tema, também contribui com a inclusão direta de pessoas no mercado de trabalho por meio de capacitações para negras e negros e da divulgação de oportunidades de emprego para este público. Assim como nas edições anteriores, o Afro Presença conta com a contribuição maiores empresas de RH do Brasil como a 99Jobs, o CIEE, a Eureka, a Cia de Talentos, a Cia de Estágios, a EmpregueAfro e a Empodera.

“É uma marca do Afro Presença capacitar profissionais e encaminhá-los ao mercado de trabalho. Então nós temos no nosso website um mural de vagas com milhares de oportunidades, inclusive vagas afirmativas. E realizamos também a conscientização sobre a importância de reservar oportunidades, incluir e valorizar talentos negros, que é o tema do Afro Presença 2023”, explicou a procuradora do Trabalho, idealizadora e coordenadora do evento, Valdirene de Assis. O mural de vagas de emprego já está disponível no site do evento (https://afropresenca.com.br/).

As capacitações são outra forma de promover a inclusão e foram ministradas desde quarta-feira (8), na modalidade EaD, mediante inscrição prévia dos interessados. O objetivo foi capacitar profissionais negras e negros para disputarem o mercado de trabalho e transporem suas barreiras atuais. Foram abordadas nas exposições os temas “Liderança Afrocentrada: Transformando suas habilidades em ferramentas de Impacto na Carreira”, “Mundo Tech: Como usar as tecnologias a favor da sua carreira?”, “Segurança Psicológica e Saúde Mental: Cuidado como Hábito”, “Você tem potencial: Suas habilidades além do currículo”, “A inteligência Emocional preta como estratégia de afirmação social” e “Gestão de carreira: Mentalidade de pertencimento, confiança e crescimento”.

Imprimir