MPT reúne cooperativas de catadores para debater trabalho no Carnaval

 Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia promove nesta sexta-feira (22/03) apresentação dos resultados alcançados pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis no Carnaval de Salvador.

O evento acontece às 10h, na sede do órgão em Salvador, no Corredor da Vitoria, e terá transmissão para procuradores do MPT de todo o país pela plataforma Teams. O objetivo é debater os avanços na construção de relações dignas de trabalho na reciclagem a partir de relatos dos próprios integrantes das cooperativas. A ideia é replicar a experiência da Bahia para outros estados.
As 11 entidades que reúnem catadores de recicláveis terão papel de destaque no evento. Caberá aos representantes das cooperativas relatar os avanços e dificuldades enfrentados para que se chegasse ao estágio atual de oferta de estrutura física, apoio estatal e remuneração pela retirada de grandes quantidades de materiais dos circuitos da maior festa popular da Bahia e de outros grandes eventos de rua do estado. Também terão representantes no evento órgãos públicos e empresas envolvidos nesse processo de construção de um arranjo socioprodutivo que viabiliza o trabalho digno de catadores.
A roda de conversa é uma iniciativa do MPT, por meio da procuradora Adriana Campelo, e terá ainda relatos de representantes das principais instituições que atuam neste tema. Estarão presentes a promotora Cristina Seixas, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o assessor de planejamento da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Thiago Figueiredo, o procurador do Município de Salvador Thiers Ribeiro Chagas Filho e o superintendente de economia solidária da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), Wenceslau Augusto dos Santos Júnior.
Os catadores de materiais recicláveis que atuam no Carnaval de Salvador estão organizados em 11 cooperativas, todas elas apoiadas de alguma forma pelo poder público. Seus representantes farão relatos da construção que vem sendo feita ano a ano. Participarão as cooperativas Cooperguary, Coocreja, Camapet, Caec, Canarecicla, Canore, Crun, Cooperbrava, Cooperbari, Canore, Cooperlix e Cooperes.
Em 2017, o MPT na Bahia deu início à articulação para a transformação da dura realidade vivenciada pelos catadores de recicláveis no Carnaval. A iniciativa vem rendendo bons frutos, e se estendendo a outras grandes festas populares que ocorrem na Bahia, como o São João, Festa de Iemanjá e a Micareta de Feira de Santana e de Juazeiro. A atuação do MPT é focada na construção de ambiente de colaboração e cooperação entre todos os atores sociais envolvidos.

Imprimir