Inquérito do MPT investiga morte por descarga elétrica em Serra Dourada

A segunda morte por acidente de trabalho registrada em menos de dois dias na Bahia, desta vez no município de Serra Dourada, oeste do estado, será investigada em inquérito aberto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Dispondo inicialmente de informações preliminares disponibilizadas pela Polícia Militar, que atendeu ao chamado, o órgão vai buscar a identificação do empregador de Gilson de Souza Jesus, de 41 anos, morto após receber uma forte descarga elétrica quando operava uma máquina tipo betoneira em obra na zona rural. Nesta mesma semana, um operário morreu em Camaçari, também durante o trabalho enquanto operava uma máquina.

O inquérito deverá contar com informações que serão solicitadas ao Departamento de Polícia Técnica, órgão acionado para realizar perícia no local e que tem se tornado importante parteiro do MPT no fornecimento de dados como nome do empregador, circunstâncias em que o acidente de trabalho teria ocorrido. No ano passado, procuradores e peritos baianos participaram de evento em que foi destacado papel da perícia técnica na apuração de responsabilidades trabalhistas em casos de acidentes, principalmente em regiões remotas, onde a chegada da auditoria do trabalho pode levar muito tempo e já encontrar a cena onde o fato ocorreu desconfigurada.

Neste caso, há informações de que pelo menos outro trabalhador presenciou o fato. Ele deverá ser chamado pelo procurador a ser designado para o caso para prestar depoimento e apontar eventuais falhas em procedimentos de segurança e saúde do trabalho previstos para todo tipo de atividade. Pelo menos dois casos fatais de acidentes de trabalho ocorridos no segundo semestre do ano passado estão em fase final de apuração pelo MPT, o que revela a necessidade de maior atenção por parte de empregadores para o atendimento das normas que regulam atividades profissionais com eletricidade.

Imprimir