MPT fecha PopRuaJud Bahia com mais de 30 atendimentos realizados
Mais de 30 cadastros de pessoas em situação de rua interessadas em ingressar no programa de capacitação profissional e encaminhamento a vagas de emprego.
Esse foi o saldo principal dos dois ias de presença do Ministério Público do Trabalho (MPT) no PopRuaJud Bahia 2026, que este ano aconteceu entre os dias 22 e 23 de abril, no Trapiche Barnabé, localizado na avenida Jequitaia, 5 – Comércio, em Salvador. Além do cadastramento, a equipe do MPT no evento prestou orientações, distribuiu material impresso sobre direitos trabalhistas e fortaleceu parcerias com outras instituições para atuação no tema.
Para a procuradora Camilla Mello, que coordenou as ações do MPT no evento, a principal novidade em relação a pessoas em situação de rua é que o órgão passará a acompanhar como fiscal da lei, todos os processos trabalhistas que envolvam pessoas em situação de rua na Justiça do Trabalho na Bahia. A diretriz consta de termo de compromisso firmado entre o MPT e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região durante a realização do PopRuaJud deste ano. Com a medida, os processos contarão com acompanhamento para evitar que os autores das ações sofram qualquer tipo de prejuízo.
O evento é coordenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e conta com instituições parceiras para oferecer diversos serviços à comunidade, como a emissão de documentos, atendimento jurídico, consultas e exames médicos, orientação psicossocial, ofertas de emprego e atividades artísticas. O cadastro de pessoas interessadas em trabalhar será mais uma vez trabalhado pelo MPT por meio de parcerias com instituições formadores de mão de obra e centros de encaminhamento a vagas de emprego. Com uma busca ativa, o MPT identifica possíveis oportunidades a partir do perfil de cada pessoa em situação de rua que se cadastrou durante o evento e faz o encaminhamento.
