Procurador do MPT na Bahia publica artigo discutindo a uberização

Em artigo científico publicado na edição 102 (maio e junho de 2021) da prestigiada revista Magister de Direito do Trabalho, o procurador do trabalho Ilan Fonseca, em parceria com o professor Roberto Rabbani, mergulha nos impactos da uberização sobre as relações de trabalho.

A revista, considerada o mais importante periódico sobre o tema no país, traz artigos de pesquisadores do direito do trabalho dentre os quais o também procurador do trabalho do MPT na Bahia Pedro Lino de Carvalho Júnior. Publicada a cada dois meses, numa parceria entre a Editora Magister e a Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT), a revista tem classificação Qualis B1 e pode ser obtida em suas versões impressa e digital pelo endereço https://www.lex.com.br/produto-revista-magister-direito-trabalho/29.

O texto, intitulado “A Formação do Trabalho Assalariado como Premissa para Entender a Uberização”, foi produzido pelo procurador Ilan Fonseca de Souza, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES), conjuntamente com seu orientador, o professor doutor Roberto Muhájir Rahnemay Rabbani. A pesquisa é parte da tese de doutorado. No artigo, eles abordam o surgimento do trabalho assalariado na contemporaneidade e sua direta relação com fenômenos atualmente denominados de “uberização”.

Foi realizado um estudo sobre os fundamentos do trabalho, os sistemas de trabalho que foram reconhecidos ao longo da história e uma comparação com o labor nas corporações de ofício. O estudo enfatiza a evolução do movimento operário, os pressupostos para a formação da mão de obra livre e do trabalho assalariado e, por fim, o próprio surgimento do Direito do Trabalho.

Baixe aqui o PDF com o artigo “A Formação do Trabalho Assalariado como Premissa para Entender a Uberização”

Imprimir