MPT participa de simpósio sobre exploração sexual infantil em Camaçari

O Ministério Público do Trabalho participou na manhã de ontem (11/05) do simpósio Abrace essa Causa, evento voltado a debater formas de combate à exploração sexual infantil na orla do município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

O encontro foi realizado no Bahia Plaza Hotel, na localidade de Catu de Abrantes, numa promoção da prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e de Turismo (Setur). A iniciativa integra a programação do Maio Laranja, mês dedicado ao tema.

O procurador do MPT Bernardo Guimarães foi um dos palestrantes do evento. Na sua fala, ele destacou a importância de toda a sociedade se envolver no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de um olhar atento e da prática de denunciar casos suspeitos às autoridades. “As pessoas precisam participar mais, pois essa não é uma função somente do Estado ou da Prefeitura. Esse é um dever de todos da sociedade”. Dentre os canais disponíveis para denúncia estão o Disque 100 e o próprio sistema de coleta de denúncias do MPT, presencial ou pelo site prt5.mpt.mp.br.

A exploração sexual de jovens é um dos graves problemas enfrentados hoje pela rede de proteção de crianças e adolescentes e está intimamente ligada ao trabalho infantil. Para enfrentar o problema, o município convidou para o simpósio representantes do comércio, do setor hoteleiro e conselheiros tutelares e dos direitos da criança e do adolescente. Também estiveram presentes a secretária da Sedes, Reni Oliveira, e a subsecretária de Turismo, Lúcia Bichara.

A coordenadora de Estudos e Projetos do Ministério Público da Bahia, Sara Oliveira, também esteve presente e destacou a necessidade de participação desses setores no debate. “É importante discutir com operadores do turismo qual o papel dessa cadeia produtiva para que eles saibam que é possível contribuir para a erradicação ou diminuição dos casos de exploração sexual”, afirmou.

O procurador Bernardo Guimarães descou a necessidade de participação de toda a sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
O procurador Bernardo Guimarães descou a necessidade de participação de toda a sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Imprimir