Membros do MPT na Bahia prestigiam ratificação de posse de Balazeiro no TST

A cerimônia de ratificação de posse do ministro Alberto Balazeiro na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na noite de ontem (19/05) contou com a presença de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia.

O evento marcou ainda a posse do ministro Sergio Martins e a ratificação da posse da ministra Morgana Richa e do ministro Amaury Rodrigues, que, assim como Balazeiro, já haviam assumido o cargo administrativamente. Alberto Balazeiro é egresso do MPT, onde ocupou o cargo de procurador-geral do trabalho e anteriormente de procurador-chefe do órgão na Bahia por dois mandatos.

Estiveram presentes à solenidade representando o MPT na Bahia o procurador-chefe, Luís Carneiro, a procuradora regional Maria Lúcia de Sá Vieira, o também procurador regional Marcelo Brandão, e os procuradores do trabalho Rômulo Almeida e Sandra Marlicy. O evento foi comandado pelo presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, e contou ainda com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil.

“É um momento de congraçamento, de muita alegria e de festejar a minha chegada ao TST com toda a responsabilidade que envolve ser ministro da corte mais alta da Justiça do Trabalho”, enfatizou Alberto Balazeiro, que sucedeu o ministro Brito Pereira em vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele agora atua na Terceira Turma do TST.

Alberto Bastos Balazeiro nasceu em Salvador, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador e ingressou no Ministério Público do Trabalho em 2008. Em 2017, concluiu mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, apresentando a dissertação “Atuação do Ministério Público do Trabalho no Combate à Corrupção”. De 2013 a 2017, foi procurador-chefe do MPT na Bahia e, de 2019 a 2021, ocupou o cargo de procurador-geral do trabalho.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse o presidente da república, Jair Bolsonaro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, o procurador-geral da república, Augusto Aras, o procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e Felipe Cordeiro, representando o Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os procuradores Rômulo Almeida, Marcelo Brandão, Luís Carneiro e Maria Lúcia de Sá Vieira, ao lado do ministro Alberto Balazeiro, do procurador Danton Segurado, (MPT em São Paulo), da procuradora Sandra Marlicy e do presidente da ANPT, José Antônio Vieira.
Os procuradores Rômulo Almeida, Marcelo Brandão, Luís Carneiro e Maria Lúcia de Sá Vieira, ao lado do ministro Alberto Balazeiro, do procurador Danton Segurado, (MPT em São Paulo), da procuradora Sandra Marlicy e do presidente da ANPT, José Antônio Vieira.

Imprimir