Evento marca entrega de galeria de procuradores-chefes e foto de Balazeiro

Uma solenidade simples, mas muito concorrida e prestigiada, marcou, na manhã desta sexta-feira (21/10) a inauguração da nova Galeria de Procuradores-Chefes do Ministério Público do Trabalho na Bahia e a nova foto do ex-procurador-chefe Alberto Balazeiro.

O evento foi realizado na sede do órgão no Corredor da Vitória, em Salvador, com a presença de diversas autoridades, dentre elas o procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos, que esteve na cidade para uma série de atividades esta semana. A nova galeria foi instalada no corredor de entrada da sede do MPT, reforçando a importância dada pela instituição às pessoas que fazem parte de sua história.

“Recebam esta galeria com muito carinho. Isso representa a força da instituição, a sua memória, o seu trabalho, a sua dedicação, mas principalmente a sua união”, afirmou o procurador-geral do trabalho José de Lima Ramos. Ele falou para uma plateia repleta de magistrados, representantes de órgãos públicos, associações de classe, advogados, servidores do MPT e familiares dos ex-procuradores-chefes. A galeria passa a contar agora com 18 fotografias de procuradoras e procuradores que ocuparam a chefia da instituição, criada em 1941. A nova galeria passa a ocupar o corredor de entrada da sede do órgão em Salvador, dando maior destaque à memória institucional.

Para o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, o destaque dado aos ex-gestores reforça a importância dessas pessoas para o MPT na Bahia. “Esse é o reconhecimento a quem conseguiu colocar o MPT na Bahia em posição de destaque, entregando muito à sociedade. E isso foi construído com a ajuda de servidores, estagiários e obviamente de membros. Parabenizo todos aqueles que estiveram à frente do MPT na Bahia”, afirmou em sua fala. Ele também destacou o investimento que está sendo feito pelo órgão para a construção da sede do MPT em Juazeiro, último dos municípios baianos a ter uma nova sede construída para este fim, que está com as obras em fase inicial.

Balazeiro – O destaque da solenidade foi a aposição da foto do ministro do Tribunal Superior do Trabalho Alberto Balazeiro. Antes de ser nomeado em 2021 para a corte superior trabalhista do país na vaga destinada a membros do Ministério Público, Balazeiro ocupou por o cargo de procurador-chefe do MPT na Bahia, de 2013 a 2017. Ele também foi procurador-geral do trabalho entre 2019 e 2021. Agora recebe esta homenagem, com sua imagem ocupando a 18ª posição na galeria. Em sua fala ele destacou que “a esta casa devo muito. E seguirei eternamente grato por tudo o que vivi aqui, pelos amigos que fiz, pelas conquistas que compartilhei com membros, servidores, estagiários e terceirizados. Principalmente pelos valores e princípios que apreendi.”

O ex-gestor também foi homenageado pelos oradores. Para o procurador-geral, “ele levou a instituição a um patamar que não é fácil a sua continuidade.” Já o Luís Carneiro, destacou que “Balazeiro foi muito mais do que um líder institucional. Ele inaugurou um movimento no MPT no Brasil e colocou o MPT num patamar onde ele merece estar”. As homenagens seguram com os cumprimentos durante o coquetel servido após a solenidade.

A frente de honra da solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Alcino Felizola, da delegada da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Verena Borges, do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região, Guilherme Ludwig, da superintendente Regional do Trabalho da Bahia, Gleide Góis, da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia, Christiane Gurgel, e do presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas da Bahia, André Sturaro.

Estiveram presentes durante a solenidade, dentre outras autoridades, os desembargadores do TRT5 Graças Boness, Valtércio Oliveira, Esequias Oliveira (que também está na galeria como ex-procurador-chefe d MPT, e Ana Paola Diniz. Também comparecer a cerimônia o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Mário Albiani Júnior, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Fabrício Castro, a chefe de gabinete da Procuradoria geral do Trabalho, Ana Cláudia Monteiro, advogados, servidores e demais autoridades.

Imprimir