Funtrad financia qualificação profissional em 5 municípios baianos

O Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) iniciou este mês a qualificação profissional de 570 trabalhadoras de cinco municípios baianos.

Os recursos públicos custeiam projetos selecionados através de edital que tenham como foco a melhoria das relações de trabalho no estado. A aula inaugural foi realizada no Mercado Iaô, no bairro da Ribeira, em Salvador, com a presença de representantes de diversos órgãos, entre eles o Ministério Público do Trabalho (MPT), que também integra o conselho fiscal do Funtrad.

O tema da abertura das atividades, realizada na tarde da última quarta-feira (10/07), foi  o protagonismo da mulher negra para uma plateia formada pela beneficiárias dos cursos oferecidos por dois projetos financiados pelo Fundo.

Um dos projetos que tiveram início é o Cursos Profissionalizantes - Juventude Itapagipana. Com um investimento de R$ 246 mil, serão oferecidos cursos de manicure, cabeleireiro, design de sobrancelhas e penteados afro para jovens dos bairros Uruguai, Jardim Cruzeiro, Mangueira e Ribeira, na capital baiana.

O projeto Costurando Renda: Mulher, Negra e Cidadã, por sua vez, conta com aporte de R$ 200 mil para promover a formação, na área de Corte e Costura, de mulheres de Salvador e dos municípios de Simões Filho, São Sebastião do Passé, Camaçari e Feira de Santana.  

O procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, que fez questão de prestigiar o evento, avaliou as iniciativas como essenciais para a melhoria das relações de trabalho no estado. “É através da capacitação profissional e da consciência sobre direitos e deveres de empregado e empregador, que caminharemos rumo à promoção do trabalho digno como um valor social”, declarou.

Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, a ação cumpre um papel importante de contribuir para a autonomia financeira das mulheres. “Os dois projetos contemplam um público que historicamente tem dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, que é a mulher negra”, destacou o titular da Setre.

Participaram, ainda, do lançamento dos projetos a juíza auxiliar da Presidência do TRT5, Dorotéia Azevedo; a superintendente Regional do Trabalho na Bahia, Gerta Schultz; o diretor da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juiz Anderson Nery; as deputadas estaduais Olívia Santana e Maria del Carmen; e as representantes das instituições executoras dos projetos, Zelma Barros (INPG) e Maria de Lourdes Nascimento (Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia).

Funtrad

O Funtrad é um fundo de natureza contábil-financeiro criado, em 2011, pelo Governo do Estado para captar recursos, provenientes de fontes diversas, exclusivamente para colaborar na implementação de ações de promoção do trabalho decente no estado da Bahia. Ele recebe recursos o Tesouro estadual e de ações judiciais movidas pelo MPT em que empresas são condenadas a indenizar a sociedade por danos morais coletivos. A gestão do fundo é feita por um conselho fiscal do qual o MPT faz parte ao lado de outros órgãos e entidades ligados ao mundo do trabalho.

 

Com informações da Ascom da Setre

Imprimir