Mediação garante acordo que evita greve dos rodoviários em Salvador

Patrões e empregados chegaram, na manhã desta sexta-feira (10/11), a um acordo que evitará a decretação de greve no serviço de transporte público de passageiros de Salvador.

O entendimento foi construído durante audiência de conciliação na sede do Tribunal Regional do Trabalho, que teve a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Também esteve presente a Superintendência Regional do Trabalho e emprego e representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

Entre os pontos que vinham travando um entendimento e que foram pacificados nesta manhã está a limitação em 2% do quadro geral de cobradores a ser preenchida por jovem aprendiz e a garantia da regularização do recolhimento d FGTS em até 30 dias. Os termos do acordo serão apresentados ao TRT para homologação, que deve ocorrer na próxima sexta-feira (17/11), quando a sessão de dissídios se reúne. Na prática, o entendimento, suspende a possibilidade de paralisação dos trabalhadores, que vinha sendo anunciada como possibilidade para a próxima semana.

A audiência de conciliação foi realizada após pedido do sindicato patronal para que o TRT julgasse o dissídio. Coordenada pelo presidente da corte, desembargador Jeferson Muricy, a mediação contou com a participação do procurador-chefe do MPT, Maurício Brito, e e da procuradora Rachel Freire, que vinha acompanhando as negociações. Também presentes a superintendente regional do Trabalho, Fátima Freire, e a auditora do trabalho Taís Arruti, que coordenada a promoção da aprendizagem profissional, tema que gerou impasse durante as tratativas.

Imprimir