Três novos inquéritos do MPT apuram acidentes de trabalho fatais na Bahia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu nesta sexta-feira (17/11) inquéritos para apurar três acidentes de trabalho fatais ocorridos na Bahia esta semana, um em Salvador, outro em Jequié e um terceiro em Jeremoabo, todos na Bahia.

Nos três casos, as vítimas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram em unidades de saúde. As investigações buscam verificar se os contratantes estão cumprindo corretamente as normas de saúde e segurança previstas na legislação brasileira, fundamentais para garantir a saúde dos trabalhadores.

No primeiro caso, Gleydson Miranda Teles trabalhava na obra de uma quadra poliesportiva de uma escola municipal, localizada no povoado Fazenda Velha, em Jequié, sudoeste do estado, quando tomou um choque elétrico. Ele foi socorrido para o Hospital Prado Valadares, na mesma cidade, mas não resistiu. Ainda não há informações sobre o vínculo de trabalho da vítima.

O segundo caso é o do operário Edson do Amor Divino, 52 anos. Ele estava internado desde terça-feira (14/11) depois de cair de um andaime, utilizado na obra de construção de um prédio no bairro de Brotas, em Salvador. Ele era empregado da Solaris Engenharia, empresa responsável pela obra, onde era ajudante de serviços desde o início de 2022.

Já no município de Jeremoabo, nordeste baiano, Pedro Rosa Oliveira morreu após cair de uma torre que ele ajudava a desmontar. O acidente ocorreu no Parque Radiante, onde operários removia o equipamento da Rádio Vaza Barris. Outro trabalhador também se feriu e foi socorrido, mas não há informações sobre seu estado de saúde.

O MPT deverá contar com informações dos órgãos que atuam no caso, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico-Legal e principalmente a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão de fiscalização que em casos de acidentes de trabalho fatais realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadores de saúde e segurança do trabalho específicas para este tipo de atividade.

Imprimir