MPT participa da solenidade de posse na nova direção da OAB na Bahia

Numa solenidade concorrida que lotou o amplo espaço da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, tomou posse na noite dessa quinta-feira (21) a nova diretoria e os novos conselheiros da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil.

O evento contou com a presença do procurador-chefe do MPT no estado, Alberto Balazeiro, que se uniu a dezenas de outras autoridades judiciárias, legislativas e militares para prestigiar os dirigentes da entidade de classe da advocacia.

Participaram da mesa alta, além do presidente Luiz Viana, que assume o segundo mandato de três anos à frente da entidade, o presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o vice, Cláudio Lamachia, eleito para presidir o Conselho Federal na próxima gestão; o reitor da Ufba, professor João Carlos Salles; o 1º vice-presidente do TJ-BA, Jatahy Fonseca Jr.; a presidente eleita do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto; a presidente do TRT5, desembargadora Adna Aguiar; a procuradora-geral adjunta, Luciane Croda, que representou o governador Rui Costa; e a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, representando o prefeito ACM Neto.

Além de Luiz Viana, foram empossados ainda dos diretores da OAB-BA, a vice-presidente Ana Patrícia Dantas, secretário-geral Carlos Medauar, o secretário-geral adjunto Pedro Nizan, a tesoureira Daniela Borges e o presidente da CAAB, Luiz Coutinho. Também tomaram posse os 87 conselheiros seccionais, todos eleitos em 25 de novembro.

A cerimônia foi aberta pelo presidente Marcus Vinícius, que destacou a admiração pelo presidente Luiz Viana. Em seguida, falou o advogado José Arruda, que preside a OAB de Porto Seguro. Mas coube à conselheira Cyntia Possídio dar o tom político do segundo mandato de Luiz Viana na Ordem, destacando que “o impossível não existe”.

E foi justamente sobre o possível e o impossível que Luiz Viana pautou sua fala. “Sonho com o dia em que não tenhamos mais que defender nossas prerrogativas. Sonho com o dia em que o Judiciário baiano seja um lugar digno de se trabalhar. Sonho com o dia em que os direitos humanos não precisem mais ser defendidos. Sonho com o dia em que haja diálogo entre as sociedades civil e política. Além de sonhar, permita-me Ariano (Suassuna) é preciso montar o cavalo da história. Vamos galopar nossos sonhos, vamos construir o porvir. Permitam-me que repita mil vezes, o passado é um só, o futuro são muitos os possíveis. Vamos construir nosso futuro comum", conclamou.

Além dos presentes à mesa, participaram da solenidade o conselheiro do CNJ Luiz Cláudio Allemand; o vereador Waldir Pires; o procurador-chefe do MPF na Bahia, Oliveiros Guanais; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Antônio Nogueira; a presidente da Amab, Marielza Brandão; o presidente do IAB, Carlos Rátis; o presidente da Apeb, Roberto Figueiredo; o professor e ex-presidente da OAB-BA, Thomas Bacellar; e os conselheiros federais Fabrício de Castro Oliveira, ex-vice-presidente da entidade; Ilana Campos, ex-secretária geral; André Godinho; Fernando Santana e Maurício Vasconcelos.

Oliveiros Guanais (MPF), Luiz Viana (OAB), Alberto Balazeiro (MPT) e Fabrício Oliveira (OAB) na solenidade / Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA
Oliveiros Guanais (MPF), Luiz Viana (OAB), Alberto Balazeiro (MPT) e Fabrício Oliveira (OAB) na solenidade / Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA

Tags: Institucional

Imprimir