Campanha nas ruas alerta contra os males do trabalho infantil

Campanha nas ruas alerta contra os males do trabalho infantil
Publicado em: 10/06/2014

Uma série de ações nas ruas de Salvador marca esta semana as atividades para lembrar o  Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho. Membros do  Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) se revesam durante toda a semana em diversos pontos da cidade para distribuir materiais informativos impressos com o mote “cartão vermelho ao Trabalho infantil”, que faz alusão à Copa do Mundo de futebol ao mesmo tempo que chama a atenção para um dos mais graves problemas sociais do Brasil, que é a entrada precoce – e sem a capacitação e o amadurecimento necessários – no mercado de trabalho de menores de idade.


Os panfletos fazem um chamamento à população para atuar no combate ao trabalho infantil. São tabelinhas dos jogos da Copa do Mundo com referência ao tema e material informativo, alertando sobre as dez razões pelas quais crianças e adolescentes não devem trabalhar. Os locais escolhidos são o Aeroporto Internacional de Salvador (amanhã – 11/06) e Shopping Piedade (hoje – 10/06). Os materiais também serão distribuídos em postos de combustíveis, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia – Sinposba, nos postos de informações do Escritório Municipal da Copa do Mundo Fifa 2014 - Ecopa e em Cajazeiras, bairro da cidade em que foi identificada incidência de trabalho infantil durante as ações de fiscalização.

“Esse tipo de trabalho, em que temos contato direto com a população, não só entregando materiais informativos, mas também conversando e interagindo, é muito importante para que possamos quebrar o tabu ainda presente em nossa sociedade relativo ao trabalho de crianças e adolescentes”, destacou a procuradora regional do trabalho Virginia Senna, que é a representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Fetipa, além de ser a coordenadora estadual de combate ao trabalho infantil no MPT.

Também integram as ações programadas para esta semana a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), o Escritório Municipal da Copa do Mundo Fifa 2014 (Ecopa) e a Concessionária Bahia Norte.

Imprimir