Posse de Balazeiro na diretoria da Escola Superior do Ministério Público será sexta

Acontece nessa sexta-feira (02/02), às 11h, a posse da nova diretoria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) na sede do órgão, em Brasília.

O procurador do trabalho Alberto Balazeiro, que chefiou o Ministério Público do Trabalho na Bahia entre 2013 e 2017, assumirá o cargo de diretor-geral adjunto. Também será empossado como diretor-geral o procurador regional da república João Akira Omoto. Eles foram nomeados pela procuradora-geral da república Raquel Dodge para cumprir um mandato de dois anos na instituição.

“Quero levar para a ESMPU a experiência de gestão adquirida aqui na Bahia, onde estive à frente do MPT por quatro anos e pude realizar um grande número de obras de estruturação física do órgão, ampliar as relações institucionais e aprimorar as rotinas de trabalho para dar maior eficiência às atividades do MPT. Serão novos desafios, que vou enfrentar com a determinação de sempre”, afirmou o procurador baiano. Ele lembra que a missão conferida por Raquel Dodge a ele e ao diretor-geral João Akira inclui o avanço na oferta de cursos e a conclusão do prédio-sede da instituição de ensino.

Nesse particular, Balazeiro se credenciou com o trabalho de estruturação física do MPT na Bahia. Foram seis sedes construídas, incluindo um prédio de 16 pavimentos em Salvador, além da construção das unidades de Feira de Santana, Eunápolis e Santo Antônio de Jesus, e da reforma completa das sedes de Itabuna e Barreiras. Alberto Bastos Balazeiro é procurador do trabalho desde 2008 e está concluindo um mestrado na Universidade de Brasília.

A ESMPU atua na formação continuada, no aperfeiçoamento e na capacitação técnico-profissional de membros e servidores dos quatro ramos que integram o MPU: MPF, MPT, MPM e MPDFT. A instituição possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial para oferecer cursos presenciais e a distância ao quadro de pessoal dos quatro ramos do MPU.A Escola já possui credenciamento junto ao Ministério da Educação para oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e atualmente atua nas áreas de administração e direito.

Imprimir