Abertas inscrições para seminário sobre combate ao trabalho escravo na Bahia

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do seminário que discutirá estratégias para a erradicação do trabalho escravo.

O evento acontece no dia 18 de setembro das 8h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de setembro através do link http://twixar.me/mdX1 . O evento p é promovido pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o governo do estado da Bahia.

O evento marca os dez anos da Coetrae na Bahia. Para pensar sobre os novos desafios e avanços da prevenção e erradicação do trabalho escravo contemporâneo no Brasil e no mundo, a entidade, que reúne órgãos públicos ligados à temática, vai realizar um seminário com a presença de especialistas no assunto de todo o país e convidados internacionais no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Salvador (Avenida Sete de Setembro 2.563 – Corredor da Vitória).

A Bahia é o quinto estado no Brasil com maior número de resgates de trabalhadores em situação análoga à de escravo. A Coetrae realizou mais de 70 operações durante os dez anos de atuação, com mais de 900 trabalhadores resgatados. Os dados completos sobre o trabalho escravo na Bahia e no Brasil estão disponíveis no Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil, uma plataforma desenvolvida e mantida pelo MPT com apoio da Organização Internacional do Trabalho (https://smartlabbr.org/trabalhoescravo/).

O presidente da Coetrae na Bahia, Admar Junior, lembrou que o estado é referência mundial no enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo. “Somos o estado mais preparado para combater o trabalho escravo. A ONU e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) reconheceram nosso empenho e eficiência nas estratégias, por isso nossa experiência tem sido levada para outros países”, afirmou Admar.

Em janeiro deste ano, a Bahia sediou um encontro com representantes de organismos de vários países da Europa e da América Latina, além do MPT e várias organizações civis e governamentais do Brasil, para explicar como funciona a rede de combate ao trabalho escravo na Bahia.  “O seminário dos 10 anos da Coetrae na Bahia será mais uma oportunidade para divulgarmos as nossas ações para outros estados brasileiros, principalmente para aqueles onde ainda não existe uma Coetrae”, concluiu Admar.

Imprimir